Quatro dias de greve e cerca de 90% das agências fechadas no estado. A semana chega ao fim com uma adesão ainda maior à paralisação por tempo indeterminado dos bancários. Nesta sexta-feira (21), 452 dos 500 bancos não abriram as portas em Pernambuco, segundo informações do sindicato da categoria. A paralisação no último dia útil da semana foi ainda maior na capital, atingindo 191 das 202 agências (95%).
Na terça-feira (18), primeiro dia da greve, 60% das agências fecharam no estado. Na próxima segunda-feira (24), os bancários farão uma assembleia para avaliar o movimento. Já a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) divulgou que 9.092 agências e centros administrativos foram fechados em todo o país (na quinta foram 8.527).
Representantes de todos os sindicatos das capitais e das maiores cidades do interior participaram, em São Paulo, da reunião do Comando Nacional dos Bancários. De acordo com o presidente da Contraf, Carlos Cordeiro, o comando avaliou que o crescimento da greve é consistente em todo o país, principalmente nos bancos privados.
Os sindicatos foram orientados a intensificar a mobilização para forçar a Federação dos Bancos (Fenaban) a retomar as negociações. “Essa intransigência aumenta a indignação da categoria e vai intensificar a greve nacional na próxima semana”, afirmou Cordeiro. A Fenaban oferece 6% de reajuste (0,58% de aumento real). Os bancários querem um reajuste de 10,25%.
Fonte: Diario de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário