Páginas

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Sessenta municípios pernambucanos recebem máquinas do PAC2



Mais de 600 mil pessoas da zona rural de 60 municípios pernambucanos (sendo 110 mil agricultores familiares) serão beneficiadas com 61 equipamentos adquiridos na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), com recursos da ordem de R$ 15 milhões. A convocação dos municípios contemplados aconteceu ontem (12), na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no Recife.

Além dos prefeitos, o evento contou com a presença da secretária Nacional de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Andréa Buto; e do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, que representou o governador Eduardo Campos (PSB).

Das 61 máquinas, três são motoniveladoras, 19 caminhões-pipa e 39 são caminhões-caçamba. De acordo com Andréa Buto, a iniciativa é uma mudança na promoção do desenvolvimento do meio rural. “Com os equipamentos, os municípios poderão proporcionar um conjunto de serviços básicos para a população rural, a exemplo da mobilidade dos jovens que usam o ônibus escolar, que precisam do serviço de assistência à saúde como as ambulâncias, o abastecimento d´água por meio dos caminhões-pipa e o escoamento da produção familiar”, relatou a secretária, referindo-se à recuperação de estradas vicinais, um dos serviços a serem executados com as máquinas.

Aldo Santos reforçou que a ação mostra a melhoria do tratamento do mundo rural. “Vemos isso na medida em que os municípios passam a ter recursos materiais para potencializar o desenvolvimento ao fortalecer a infraestrutura”, afirmou.

Municípios

Segundo o delegado do MDA em Pernambuco, Demétrius Fiorante, até o final dessa fase do programa, no início de 2014, um total de 770 equipamentos serão doados a 170 municípios pernambucanos, somando investimentos superiores a R$ 210 milhões.

Os municípios contemplados foram:Carnaíba, Dormentes, Exu, Flores, Floresta, Glória Do Goitá, Granito, Ibimirim, Iguaraci, Inajá , Ingazeira, Ipubi, Itacuruba, Itambé, Itapetim, Jatobá, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lagoa Grande, Lajedo, Limoeiro, Manari, Maraial, Mirandiba, Moreilândia, Orobó, Orocó, Ouricuri, Palmeirina, Panelas, Paranatama, Parnamirim, Passira, Pedra, Pesqueira, Petrolândia, Petrolina, Poção, Quixaba, Riacho das Almas, Sairé, Salgueiro, Saloá, Sanharó, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Santa Maria do Cambucá, Santa Terezinha, São José do Belmonte, São José do Egito, Serra Talhada, Serrita, Sertânia, Solidão, Tabira, Tacaratu, Trindade, Tuparetama, Verdejante. (Fonte/foto: Secom PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário