Páginas

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O Índice de Atividade Econômica medido pelo Banco Central de Pernambuco aumentou 1,8% no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2012. Com isso, o crescimento da economia pernambucana se projetou abaixo do Brasil (2,9%), do Nordeste (4,2%) e de estados, como Bahia (6,1%) e pelo Ceará (3,4%). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (12) pela XIV Análise Ceplan, um estudo de conjuntura econômica da Ceplan Consultoria Econômica e Planejamento

De acordo com o levantamento, esta dinâmica recente é reflexo de uma queda no nível de atividade da construção civil e da indústria de transformação. O impacto já se faz sentir no varejo do Nordeste. Entre janeiro e junho de 2013, cinco dos nove Estados tiveram aumento das vendas acima da média brasileira de 3,7%, mesmo índice de Pernambuco. Mas a Bahia e Sergipe tiveram resultados inferiores de 1,1% e 2,7%, respectivamente.

O Ceará surpreendeu com a única taxa negativa da região: -0,1%. Para o economista Valdeci Monteiro, sócio-diretor da Ceplan, a inflação, o endividamento das famílias e o encarecimento do crédito explicam estes resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário