segunda-feira, 20 de maio de 2013

Dilma Rousseff chega ao Porto de Suape, PE, para inaugurar navio


Dilma Rousseff chega a Suape para inauguração do navio Zumbi dos Palmares (Foto: Reprodução / TV Globo)Dilma Rousseff chega a Suape para inauguração do navio
Zumbi dos Palmares (Foto: Reprodução / TV Globo)
Um forte esquema de segurança foi montado nas imediações e no Estaleiro Atlântico Sul, no Porto de Suape, em Ipojuca, Região Metropolitana do Recife, para a visita da presidente Dilma Rousseff, que desembarcou às 11h15 desta segunda-feira (20) no município. A presidente participa da entrega do navio-petroleiro Zumbi dos Palmares à Transpetro, subsidiaria da Petrobrás.
Também participam do evento o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho; de Minas e Energia, Edison Lobão; de Esportes, Aldo Rebelo; além da presidente da Petrobrás, Graça Foster, e o presidente da Transpetro, Sérgio Machado.

Patrulhas da Polícia Militar fazem a segurança no entorno do Porto de Suape. A militância política não participa do evento, que é fechado apenas para convidados e funcionários do Estaleiro Atlântico Sul.
Os operários do estaleiro foram liberados das atividades para participar da cerimônia, que acontece junto ao navio. Para ter acesso à tenda montada no local, todos têm de passar por detectores de metais, instalados logo na entrada. A mesma medida vale para jornalistas e convidados para a cerimônia.
Após a cerimônia de entrega do navio, Dilma Rousseff almoça com os operários do Estaleiro Atlântico Sul e segue para a inauguração da Arena da Copa, em São Lourenço da Mata, também na Região Metropolitana do Recife. Às 16h30 está previsto encontro da presidente com os produtores nordestinos de cana, na Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), no bairro da Imbiribeira, zona sul do Recife. Em seguida, Dilma retorna para Brasília.
  •  
Petroleiro será inaugurado pela presidente. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Petroleiro será inaugurado pela presidente. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Zumbi dos Palmares
O navio é o segundo petroleiro entregue pelo Estaleiro à Transpetro. A primeira viagem da embarcação tem como destino o Rio de Janeiro, onde será abastecida na plataforma P-38, na Bacia de Campos.
O Zumbi dos Palmares partirá rumo ao Rio de Janeiro com 26 tripulantes. O navio levou um ano e meio para ficar pronto, com a participação de quase 2 mil operários.O petroleiro tem 274 metros de comprimento e 48 de largura, além de 52 metros de altura e capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo. As medidas são equivalentes a 2,5 estádios de futebol. A embarcação é do tipo Suezmax, ou seja, tem o tamanho máximo para passar no canal de Suez,entre a Europa, Ásia e África, assim como o outro navio entregue em 2012 pelo estaleiro, o João Cândido.

Na construção do Zumbi dos Palmares foram utilizadas mais de 21 toneladas de aço, 860 toneladas de acessórios para o casco, 500 mil litros de tinta e mais de 110 mil metros de cabos elétricos. Até o fim deste ano, o estaleiro deve entregar outro navio como o Zumbi dos Palmares à Transpetro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário