sábado, 22 de março de 2014

Rio pede ajuda ao Governo Federal após ataques de traficantes a policiais



Ainda na noite de quinta-feira (20), a Cúpula da Segurança do Rio fez uma reunião de emergência. Durante duas horas o governador Sérgio Cabral discutiu como seria a reação aos ataques e decidiu pedir ajuda ao Governo Federal.

Segundo o secretário de Segurança, os bandidos agiram por ordem de uma quadrilha. “O que nós viemos fazer aqui é exatamente um plano para que possamos proteger sem dúvida nenhuma a cidade mais essa crise”, afirmou José Mariano Beltrame.

Nesta sexta-feira (21) de manhã, o governador e o secretário de Segurança foram à Brasília para conversar com a presidente Dilma Rousseff sobre a situação do Rio. Ficou decidido o envio de tropas federais à cidade. As autoridades preferiram não dar detalhes sobre o novo esquema de segurança.

A estratégia será detalhada em uma reunião na segunda-feira (24), quando o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, e o chefe do estado maior das Forças Armadas, general José Carlos de Nardi, irão ao Rio.

“A marginalidade tenta reocupar territórios, tenta desmoralizar nossa polícia, e estado é um só. Tem que se mostrar forte, unido, capaz de debelar o crime organizado e essa é a ideia. Eles querem que nós recuemos. Nós vamos avançar”, afirmou o governador Sérgio Cabral.

Uma representante do Comitê Olímpico Internacional que visita o Rio para acompanhar os preparativos dos jogos de 2016 falou sobre os ataques. Disse que ficou triste com a notícia, mas que está confiante em uma solução para a crise.

Confrontos entre PMs e traficantes têm sido frequentes em comunidades com Unidades de Polícia Pacificadora desde o fim do ano passado. Cinco policiais militares foram mortos em serviço nos últimos quatro meses, nessas áreas.

O ministro da Justiça disse que o Governo Federal está pronto para agir a qualquer momento. “O Governo Federal já estará apoiando eventuais medidas que possam e devam ser tomadas nesse final de semana. O Governo Federal e o Governo do Estado do Rio de Janeiro são mais fortes juntos do que o crime organizado. E nós vamos derrota-los”, declarou José Eduardo Cardoso, ministro da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário