terça-feira, 11 de março de 2014

Polícia Federal inicia hoje greve de três dias



Agentes, escrivães e papiloscopistas vão paralisar, mais uma vez, suas atividades a partir desta terça (11) até quinta-feira (13). Os policiais federais pernambucanos estarão concentrados, a partir das 9h, na Superintendência Regional no Cais do Apolo, onde farão panfletaço. No interior do estado a mobilização será em frente às delegacias da PF em Caruaru (Agreste) e Salgueiro (Sertão Central).

A greve destes três dias faz parte do calendário progressivo de paralisações da categoria, que iniciou em fevereiro (dias 11, 25 e 26) e nesta semana, com três dias de greve. De acordo com a categoria, o principal objetivo é denunciar o sucateamento da Polícia Federal (PF), que sofre com a redução na sua estrutura de trabalho e desvalorização de seus servidores policiais.

Segundo nota da assessoria da PF, os policiais amargam o maior congelamento salarial da história do governo federal, que já dura sete anos, fazendo com que recebam menos da metade do valor dos salários dos demais servidores públicos federais. O último reajuste simbólico foi de 3,4% em 2009, o que tem gerado perdas salariais superiores a 40%, o que vem fazendo com que cerca de 250 profissionais deixem a profissão todos os anos.

Os protestos também denunciam a falta de estrutura para a realização dos serviços durante a realização da Copa do Mundo, em junho deste ano, e pedem a reforma no sistema de segurança pública. O Sindicato dos Policiais Federais de Pernambuco (Sinpef/PE) afirma que o objetivo da paralisação não é atingir a população, por isso serviços essenciais como o controle imigratório nos portos e aeroportos e o atendimento nos setores de passaporte não serão interrompidos.

No país a greve está sendo coordenada pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), que representa sindicalmente mais de 20 mil policiais federais. Haverá paralisação em todas as unidades da PF nos três dias, e o tema central dessa semana é uma Campanha por uma Segurança Pública ‘Padrão Fifa’. (Foto: divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário