quarta-feira, 19 de março de 2014

Justiça proíbe torcidas uniformizadas de comparecer aos jogos no Recife

Mosaico organizadas pernambuco (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)

As maiores uniformizadas de Sport e Santa Cruz - Torcida Jovem e Inferno Coral - estão impedidas de comparecer ao Clássico das Multidões desta quarta-feira, no Arruda. Uma decisão em caráter liminar do juiz Edvaldo José Palmeira, da 5ª Vara da Fazenda Pública do Recife, acatou as ações impetradas pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) - a primeira em 2012; a segunda na semana passada.


De acordo com o juiz, a decisão liminar atende às duas ações e não possui prazo, justamente por ser uma liminar. O primeiro processo pede a extinção das uniformizadas (ou suspensão por três anos), enquanto o segundo solicita a suspensão por um ano (entre outras restrições - ver abaixo). As torcidas podem recorrer da decisão no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJD-PE). 



Espera-se que o trâmite - uma questão meramente burocrática - seja concluído nesta quarta-feira. Sobre a relação das duas ações do MPPE com a decisão deferida nesta quarta, o juiz esclareceu.Questionado se a proibição já vale para o clássico desta quarta-feira, o magistrado explicou que a fiscalização não depende dele.

- O que importa é que a decisão está tomada. Agora não depende mais de mim. Caberá ao oficial de justiça entregar às torcidas e à polícia os mandados de citação e intimação expedidos no fim da tarde desta terça-feira.

- As duas ações (a de 2012 e a da semana passada) se complementam. O julgamento final dos processos será conjunto. Mas o primeiro por ora está suspenso. Terá que esperar o segundo chegar na mesma fase - pontuou.





- A urgência não poderia mais esperar o julgamento final. A primeira ação tramita desde 2012. Apesar de serem pedidos diferentes, a segunda ação foi importante para reforçar o pedido comum que há nas duas - disse. 


Além da proibição do acesso aos jogos, a decisão determina ainda que as três principais organizadas do estado - inclua-se a Fanáutico - apresentem, no prazo de 30 dias, os cadastros dos seus integrantes às entidades organizadoras dos campeonatos de futebol e aos respectivos clubes. Também foi fixada multa de R$ 5 mil para cada torcida pelo descumprimento da decisão, de efeito imediato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário