quinta-feira, 13 de março de 2014

Dilma prepara mudanças de ministros para sexta-feira



A presidente Dilma Rousseff prepara para sexta-feira (14) um ato no Palácio do Planalto para dar continuidade às mudanças na Esplanada dos Ministérios.

Segundo a reportagem apurou, a petista ligou nesta quarta-feira por volta do meio-dia para ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas (PT-RS), para agradecer a gestão dele e informar sobre a solenidade.

A ideia é que no ato também seja dada posse ao novo ministro Miguel Rossetto, que já comandou o ministério de 2003 a 2006, durante o governo Lula.

Na ligação, Dilma informou que não há previsão de discursos tanto dos ministros que deixam o governo quanto dos que devem assumir as pastas. Ao desembarcar da Esplanada, Vargas deve iniciar a pré-campanha para disputar uma cadeira na Câmara dos Deputado no próximo mês de outubro.

As movimentações nos bastidores envolvendo mudanças na equipe ministerial se intensificaram nos últimos dias.

Na tarde de terça-feira, o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), se reuniu com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e apresentou o nome do vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, para substituir o atual ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, que também deve disputar uma vaga na Câmara. Uma palavra final sobre a indicação ainda precisa ser dada por Dilma.

Se por um lado há previsões de definições para alguns aliados, por outro a situação do PMDB permanece uma incógnita. Para não ampliar a atual crise com o partido, a tendência é que os atuais ministros do PMDB que são da cota da bancada da Câmara não saiam na próxima rodada da reforma ministerial.

Em conversa com a reportagem, os ministros do Turismo, Gastão Vieira (PMDB-MA), e da Agricultura, Antônio Andrade (PMDB-MG), disseram que não foram procurados pela presidente Dilma nem por ninguém do governo para participar do ato de sexta.

A vaga de Gastão ainda está em aberto após o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) anunciar ontem que não pretende ocupar o posto para evitar um confronto com os deputados do partido.

Integrantes da cúpula da legenda estariam procurando um nome de consenso para o Turismo fora dos quadros do Congresso Nacional. Um dos mais cotados para o lugar de Andrade é Neri Geller, atual secretário de Políticas Agrícolas.

Fonte: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário