terça-feira, 11 de março de 2014

Dilma oferece pacote de apoios ao PMDB



Em duas reuniões, na segunda-feira, 10, no Palácio do Planalto, a presidenteDilma Rousseff ofereceu um pacote de apoios do PT ao PMDB em seis Estados nas eleições de outubro, associou a ampliação do espaço dos aliados no primeiro escalão aos acertos regionais da pré-campanha e cobrou de seu vice, Michel Temer, uma solução para o impasse com a ala rebelde do partido na Câmara dos Deputados.

“Você tem de resolver esse problema da Câmara, Temer!”, disse ela ao vice, segundo relatos de participantes de uma das reuniões. “Isso não é problema do governo”, completou a petista.

Para Dilma, o líder da bancada do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), pôs a “faca no pescoço” do governo ao sugerir o rompimento da aliança. A presidente, porém, minimizou as ameaças de Cunha: “Isso é blefe”.

Segundo os relatos de quem esteve a portas fechadas com a presidente, ela sinalizou apoio petista a candidatos peemedebistas no Maranhão, no Pará, em Sergipe, em Alagoas, no Tocantins e na Paraíba. A proposta foi vista com certo ceticismo pelos aliados da presidente.

Ao falar de reforma ministerial, Dilma comentou, segundo os presentes, que o PMDB só ganhará o sexto ministério, como reivindica, se abandonar a disputa no Ceará contra o governador Cid Gomes (PROS), seu aliado.

Dilma ofereceu pela segunda vez o Ministério da Integração Nacional para o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), desde que ele desistisse de concorrer ao governo do Ceará. Eunício recusou. O plano do governo era tirar do páreo Eunício – líder nas pesquisas – para favorecer o candidato de Cid Gomes, em dobradinha com o PT.

Fonte: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário