terça-feira, 5 de novembro de 2013

POETISA MARIANA TELLES EMITA CARTA SOBRE FESTA DO COMPOSITOR ZEDANTAS EM CARNAIBA

Pedimos que seja divulgada esta carta, enviada por Mariana Telles, após realização de uma oficina de Literatura Sertaneja em Carnaíba, nos dias 15 e 16/10 de 2013, em Carnaíba durante a XX Festa e Compositor Zedantas.
Atenciosamente Margarida Pereira (pasta de cultura de Carnaíba).
Carnaíba, 16 de Outubro de 2013.

Daqui a pouco, finalizaremos oficialmente em praça pública a nossa oficina de poesia popular e literatura sertaneja, em Carnaíba-PE, dentro da programação da XX Festa do poeta e compositor Zé Dantas.
Nesses dois dias eu pude ratificar a minha crença na arte como fator emancipatório e o quanto a cultura é latente na alma do pajeuzeiro, sentimos tudo e de todas as maneiras.
Foram entregues mais de 30 certificados para crianças, professores, poetas e carnaibanos que me fizeram voltar ao Recife acreditando ainda mais no meu povo e na nossa arte.
Encontrei poetas já feitos com uma propriedade de técnica e sensitividade muito forte, assim como encontrei admiradores que até então nunca tinham produzido nada ''poeticamente falando''; descobri alguns talentos e incentivei outros, assim como voltei mais incentivada ainda; percebi professores da rede pública de ensino do município e do estado comprometidos com a formação cultural e humana dos alunos, percebi alunos; preocupados em tentar, o acertar seria apenas conseqüência.
Encontrei meninas da Zona Rural que não dançam ''em boquinha de garrafa'' e estavam preocupadas em fazer poesia; conheci gente que gosta de gente e vislumbrei um horizonte que mesmo tão perto de minha terra natal, ainda não tinha vislumbrado.
Pude sentir uma Carnaíba que se fará minha de hoje por diante, uma Carnaíba que se ACORDA AO SOM DOS MÚSICOS, E HOJE IRÁ ADORMECER NA ENTONAÇÃO DAS RIMAS.
Eu sempre disse que o Pajeú é uma pátria e assim sendo Carnaíba é, de fato e de direito, o coração dessa pátria, onde pulsa cultura e se respira arte. 

Carnaíba é, sem sombra alguma de dúvida, a FORÇA QUE VEM DO SERTÃO!!!





MARIANA TELLES (POETISA QUE MINISTROU A OFICINA DE LITERATURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário