O governador Eduardo Campos (PSB) utilizou a sua conta no Facebook para defender a realização de uma reforma política que acabe com a reeleição para o Poder Executivo. “Se me coubesse a tarefa de fazer uma reforma política, sabe a primeira coisa que eu faria? Acabar com a reeleição. Tem gente que faz qualquer coisa pela reeleição e as consequências a gente sofre lá na frente“, escreveu o socialista, reeleito em 2010 para o Palácio Campo das Princesas.
A declaração era uma resposta a um dos seguidores do governador, que questionou a realização de alinças políticas que visam a governabilidade. A pergunta foi a deixa para que o pré-candidato à Presidência defendesse a realização de uma reforma política.
Além de acabar com o segundo mandato, o governador defendeu outras medidas para reformar o processo eleitoral no País. Quer, por exemplo, que todos pleitos ocorram uma vez só, para eleger presidente, governadores, prefeitos e parlamentares em um único ano. As eleições para o legislativo e executivo poderiam ocorrer com três meses de diferença como é no modelo francês, defendeu Campos. “Um pleito a cada dois anos paralisa o país porque todo ano é eleitoral ou pré-eleitoral. E daí surgem os acordos que nem sempre (ou quase nunca) são bons para o país“, afirmou o socialista. (do NE10)
Nenhum comentário:
Postar um comentário