quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ARCOVERDE COMEMORA 85 ANOS



A prefeita Madalena Britto (PTB) anunciou um pacote de investimentos de cerca de R$ 51 milhões como parte das comemorações dos 85 anos de Arcoverde, comemorados hoje.

No pacote de obras estão a construção e reforma de unidades básicas de saúde; construção novas escolas em tempo integral; reforma de escolas municipais (15); pavimentação asfáltica de ruas (R$ 2 milhões); calçamentos, construção de conjunto habitacional de 190 casas populares com escola, praça e unidade básica de saúde; construção de praças; ponte ligando os bairros Novo Arcoverde e Jardim da Serra; 02 novas creches e a construção de 954 casas populares dentro do Programa Minha Casa Minha Vida, entre outras ações nas diversas áreas da administração municipal.


A prefeita ainda ressaltou as grandes obras feitas em parceria com os governos federal e estadual, como a UPA de Especialidades, a Escola Técnica, o campus da UPE e a nova Adutora de Arcoverde.

Arcoverde é uma das mais importantes cidades do interior do estado. Localizado no Sertão do Moxotó, é o mais influente da região. Com mais de 90% da população na cidade, possui o 5° maior IDH do interior.

História: Antiga povoação e sede do distrito de Olho D’água, situado no então município de Cimbres, Arcoverde teve outras denominações, como Olho D’água dos Bredos e Rio Branco, quando pertencia ao município de Pesqueira.

Em 1812, já se encontram referências à povoação de Olho D’água, onde existia a fazenda Santa Rita, com uma pequena igreja sob a invocação de Nossa Senhora do Livramento.


Em primeiro de julho de 1909, o povoado de Olho D’água dos Bredos foi elevado à categoria de vila pela Lei Estadual nº 991, passando em 12 de novembro de 1912 a figurar como distrito do município de Pesqueira, através de Lei Municipal.

Em homenagem ao Barão do Rio Branco, após seu falecimento, passou a se chamar Rio Branco. Tornou-se município autônomo, pela Lei Estadual nº 1928, em 11 de setembro de 1928, com terras desmembradas de Pesqueira e Buíque.

A mudança definitiva do nome ocorreu em 31 de dezembro de 1943, com uma homenagem ao Cardeal Arcoverde, primeiro cardeal da América Latina e nativo de Cimbres, pelo decreto-lei nº 952.

A sede de Arcoverde é considerada um polo comercial e de serviços, tendo suas portas abertas através do terminal rodoviário e da BR 232, garantindo ao município a marca de mais importante centro expedidor e distribuidor de mercadorias para o sertão pernambucano, como também supridor de produtos básicos que são demandados por cerca de 26 municípios próximos.

Na cultura, se destaca por ser terra do samba de coco, deu origem ao grupo Cordel do Fogo Encantado e à Orquestra Super Oara.

Nill Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário