quinta-feira, 29 de agosto de 2013

BC eleva juro básico a 9% ao ano para conter a inflação



O Banco Central elevou nesta quarta-feira a taxa básica de juros Selic em 0,50 ponto percentual, para 9 por cento ao ano, indicando que deve manter o atual ritmo de aperto monetário para conter a inflação, em um momento em que o dólar sobe em relação ao real.

A duração do atual ciclo de aperto monetário, no entanto, dependerá do comportamento do câmbio e da economia brasileira daqui para frente, avaliam analistas.

Ao explicar a decisão de aumentar pela quarta vez seguida a Selic, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC repetiu o comunicado utilizado nas duas últimas reuniões, dando a entender ao mercado de que elevará novamente a taxa em 0,5 ponto percentual na próxima reunião, em outubro.

“O Comitê avalia que essa decisão contribuirá para colocar a inflação em declínio e assegurar que essa tendência persista no próximo ano”, informou o Copom em comunicado.

A decisão unânime veio em linha com as expectativas do mercado. Pesquisa da Reuters mostrou na semana passada que 44 de 46 analistas previam alta de 0,50 ponto percentual da Selic na reunião desta quarta-feira.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário