sexta-feira, 3 de maio de 2013

Meta de entrega de declarações de Imposto de Renda é superada em PE


A Receita Federal em Pernambuco recebeu 713.278 declarações de Imposto de Renda (IR), número que supera a meta esperada (700 mil declarações), conforme balanço divulgado nesta quinta-feira (2). A quantidade representa 2,73% do total nacional, já que foram entregues 26.034.621 de declarações em todo o País.
A partir desta quinta, o contribuinte que é obrigado a declarar, mas não entregou o documento já pode fazer declaração em atraso utilizando o mesmo Programa Gerador de Declaração (PGD), que calculará automaticamente a multa.
Segundo a Receita Federal, a multa equivale a 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido apurado na declaração, ainda que integralmente pago, sendo que o valor mínimo é de R$ 165,74 e o valor máximo é de 20% do imposto devido sobre a renda.
Quem entregou a declaração incompleta ou precisa retificar algo, também pode fazer utilizando o mesmo programa. O primeiro lote de pagamento de restituição está programado para junho. O contribuinte pode acompanhar sua declaração (restituição ou malha fina) pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), no site da Receita Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário