quarta-feira, 24 de abril de 2013

Usina termosolar será implantada em Serra Talhada


O município de Serra Talhada receberá uma usina termosolar da empresa Braxenergy. A usina será dividida em duas áreas, com capacidade de gerar 30 megawats cada uma. A obra terá um investimento de R$ 400 milhões e o licenciamento ambiental já começou. Serra Talhada foi escolhido para receber o empreendimento após estudos da radiação solar e medição da temperatura do município.
Os trabalhos de construção das usinas devem durar de 14 a 18 meses e deverão empregar cerca de 900 trabalhadores.
Quando ficar pronto, o empreendimento vai gerar 50 empregos. Na usina termosolar o raio do sol é captado por refletores parabólicos e vai para um tubo com óleo térmico. O aquecimento deste óleo gera vapor e depois energia. No projeto ainda está prevista a construção de estufas para produção de alimentos, que deverá gerar cerca de 400 empregos.
Segundo a Braxenergy, para que a obra comece falta apenas assegurar a venda da energia, o que geralmente é feito através de leilão promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), no entanto, caso isso não ocorra, o Governo do Estado já acenou interesse pelo projeto, inclusive dando incentivos para as empresas que adquirirem energia da usina.
ALVINHO PATRIOTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário