O cumprimento da Lei Federal 12.305/2010, que dá aos municípios brasileiros mais um ano de prazo para que os “lixões” sejam substituídos por aterros sanitários, foi o tema da reunião de cinco prefeitos do Sertão do Pajeú na cidade de Triunfo, na última sexta-feira, dia 27.
Eles começaram a discutir a possibilidade de constituir um consórcio intermunicipal ambiental, cuja finalidade seria a coleta e tratamento dos resíduos sólidos de todos os municípios da região.
Esse consórcio, além de racionalizar a coleta, racionaria também os gastos, embora se saiba também que muitos prefeitos da região não têm interesse de perder o controle do seu próprio lixo.
Participaram desta reunião preliminar os prefeitos Luciano Duque (Serra Talhada), Luciano Bonfim (Triunfo), Chico dos Correios (vice-prefeito de Flores), Erivaldo José da Silva (Calumbi) e José Bezerra Filho (Santa Cruz da Baixa Verde).
Nesta segunda-feira, dia 29, a substituição dos “lixões” por aterros sanitários estará em debate na sede da Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco), no Recife, a partir das 10 horas.
O presidente da entidade, José Patriota (PSB), já foi avisado pelo TCE de que este órgão vai fiscalizar o cumprimento da Lei a partir de janeiro de 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário