quarta-feira, 10 de abril de 2013

Prefeito sanciona lei que obriga as emissoras de rádio do Recife a tocarem frevo

geraldo_julio_lei_momento_do_frevo_foto_marcos_pastich
Na véspera de completar 100 dias de governo, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), sancionou uma lei de autoria do vereador Marco Aurélio Medeiros (PTC), aprovada pela Câmara Municipal, que obriga as emissoras de rádio da capital a abrirem espaço para o frevo em suas respectivas programações.
Cada emissora ficará obrigada a tocar pelo menos um frevo por dia no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.
A regra não se aplica às emissoras com fins religiosos. A Lei entrará em vigor após publicação no Diário Oficial do Município, nesta quinta-feira (11).
Na presença de grande número de músicos e compositores, Geraldo Júlio declarou que, com este projeto, “estamos divulgando um dos nossos valores que foi reconhecido recentemente pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade”.
Ele disse que já conversou com a secretária municipal de Cultura, Leda Alves, sobre a possibilidade de contratar professores para ensinar o passo do frevo nas escolas.
Também presente à solenidade, Leda Alves declarou que “a aprovação desta Lei junta a fome com a vontade de comer”.
“Há tempos os músicos esperavam por isso e eu estou contentíssima por estar aqui vivenciando este momento”, disse ela.
O vereador Marco Aurélio Medeiros explicou que a ideia do seu projeto é fazer com que o frevo seja tocado o ano todo e não somente durante o Carnaval.
Em entrevista a uma rádio local, ele disse que tomou a iniciativa de apresentar o projeto após assistir à BANDA PINGA FOGO se apresentar num Congresso Nacional de Ortopedia num hotel de Porto de Galinhas.
“Foram homenageados 20 médicos de diversas partes do Brasil e à medida ue seus nomes eram chamados, a Banda tocava a introdução de um frevo. Aquilo me chamou atenção e me inspirou a apresentar o projeto, que, graças a Deus, agora virou lei”, disse o ex-coordenador da Força Sindical.
“Nós estamos na capital do frevo, onde o ritmo se firmou e é reconhecido como nosso patrimônio. Então, vamos ouvir a música que concebemos o ano todo”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário