quinta-feira, 25 de outubro de 2012

SUPREMO FIXA MAIS TRÊS ANOS DE PRISÃO A VALÉRIO POR DESVIOS NO BB


 

Em meio a novo bate-boca entre Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) fixaram pena de 3 anos e 40 dias de prisão por corrupção ativa ao empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, operador do mensalão, por desvio de recursos do Banco do Brasil.
Os ministros ainda condenaram Valério a 5 anos, 7 meses e 6 dias por dois crimes de peculato por conta de desvios no Banco do Brasil, além de multa de cerca de R$ 598 mil. Também determinaram pena de 6 anos 2 meses e 20 dias por lavagem de dinheiro, com multa de 20 dias multa.
Os ministros ainda vão definir se o mesmo crime cometido por Valério em episódios diferentes será somado ou considerado como continuidade, sendo levados como agravantes. Se o entendimento dos ministros for por somar, a pena de Valério já ultrapassa 34 anos, além de multa de mais de R$ 1,6 milhão.
O Supremo ainda precisa analisar outros três crimes: lavagem de dinheiro, evasão de divisas e corrupção pela compra de parlamentares para apoio do governo Lula no Congresso.
Na sessão de terça-feira (23), os ministros já tinham analisado a pena para três crimes pelos quais Valério foi condenado: corrupção ativa (4 anos e 1 mês) e peculato (4 anos e 8 meses), cometidos por ele ao desviar dinheiro da Câmara dos Deputados, além da formação de quadrilha (2 anos e 11 meses). (Folha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário