sexta-feira, 1 de junho de 2012

UPE terá mais oito novos cursos de graduação no vestibular 2013, Serra Talhada com 20 vagas para medicina.


A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou, na manhã desta sexta-feira (1º), no Recife, as novidades do processo seletivo 2013, tanto para o vestibular tradicional, quanto para o Sistema Seriado de Avaliação (SSA). A publicação do edital deve ser feita na próxima quinta-feira (6). O anúncio aconteceu no auditório do Espaço Ciência, em Olinda, diante de um auditório lotado com alunos e professores.
Serão oferecidas, no vestibular tradicional, 3.470 vagas, em 52 cursos de graduação. "Vamos sair de 44 cursos presenciais de graduação para 52 e vamos abrir dois novos campi, um em Serra Talhada, com a segunda etapa do curso de Medicina. E o segundo será na Mata Sul, em Palmares. Com isso, atingimos as macrorregiões do estado", comemora o reitor, professor Carlos Calado.

Os novos cursos oferecidos pela UPE são licenciatura em ciências sociais, direito, bacharelado em saúde coletiva, licenciatura em letras/espanhol, tecnológico de gestão em logística, oferecido em duas unidades, serviço social e medicina.
As inscrições para o vestibular tradicional começam no dia 16 de julho e vão até 16 de agosto. As provas serão aplicadas nos dias 25, 26 e 27 de novembro. Já para o seriado, as inscrições acontecem de 2 de julho a 2 de agosto. As provas para os alunos do 3º ano serão nos dias 11 e 12 de novembro. Para os concluintes do 1º e 2º ano, os exames serão nos dias 9 e 10 de dezembro, pela manhã e tarde, respectivamente.
Entre as novidades, está o curso de direito que será oferecido no campus do Recife. "A primeira entrada de direito vai ser no Recife e a segunda em Arcoverde. O curso de direito vai ser noturno e vai ser em Camaragibe, onde temos hoje o curso de odontologia", explica Isabel Avelar, pró-reitora de graduação da UPE.
A graduação em saúde coletiva é uma aspiração dos profissionais que trabalham com saúde coletiva e que antes, para se especializar na área, precisavam fazer outro curso no caminho. "Quem quer ir para gestão em saúde pública, faz já um curso de graduação específico. Vamos ter o curso em bacharelado em saúde coletiva. O curso de ciências sociais é outra novidade, que vem aprofundar a vocação da universidade no campo de humanas", comenta Avelar.
Alguns cursos também sofreram alterações, como engenharia mecatrônica, que passa a se chamar engenharia de automação e controle. A graduação conta com 60 vagas, sendo 30 em cada entrada. O curso de bacharelado em ciências biológicas ganhou mais uma entrada, dobrando o número de vagas, totalizando 40, 20 em cada entrada.
Carlos Calado, reitor da Universidade de Pernambuco (UPE) (Foto: Katherine Coutinho/G1)Carlos Calado, reitor da UPE
(Foto: Katherine Coutinho/G1)
As provas também tiveram algumas mudanças. Para o SSA 1 e 2, não tem alteração. As provas acontecem em dois dias, com quatro horas de duração e 90 questões no total. Já o SSA 3 terá agora quatro horas e meia de prova, além de mais 10 questões, totalizando 100. Com isso, cada questão passa a valer um ponto.
Os alunos que fazem o vestibular tradicional também ganharam meia hora a mais, tendo quatro horas e meia para fazer as provas. No total, serão 148 questões, sendo 32 no primeiro dia, onde são feitas as provas de redação, língua portuguesa e língua estrangeira, 58 no segundo dia, onde são aplicadas as provas de biologia, matematica, geografia e filosofia, e as 58 restantes no terceiro dia, que abordam química, história, física e sociologia. As imagens das provas também vão ser coloridas a partir deste ano, buscando melhorar a visualização das questões.
No total, serão oferecidas 3.470 vagas, sendo 694 para o Sistema Seriado de Avaliação, com 556 para o sistema universal e 138 do sistema de cotas. As 2.776 vagas do vestibular tradicional estão divididas em 2.200 para o universal e 556 pelas cotas.
As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no sitewww.processodeingressoupe.pe.gov.br . No ato de inscrição, o aluno vai poder escolher três polos onde gostaria de fazer prova. Antes, os alunos eram alocados a partir do CEP. A mudança visa atender os candidatos que moram no interior, mas estudam na capital, e também aqueles que preferem fazer prova no interior, próximos às famílias. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (81) 3183.3660 ou 3791.

Confira os novos cursos oferecidos pela UPE:
Campus Santo Amaro (Recife)
Licenciatura em ciências sociais - 40 vagas
Direito - 30 vagas (Prédio sede Camaragibe)
Bacharelado em saúde coletiva - 20 vagas
Campus Mata Norte (Nazaré da Mata)
Licenciatura em letras espanhol - 40 vagas
Tecnológico de gestão em logística - 40 vagas
Campus Mata Sul (Palmares)
Serviço Social - 40 vagas
Tecnológico de gestão em logística - 40 vagas
Campus em Serra Talhada
Medicina - 20 vagas
g1PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário