terça-feira, 26 de junho de 2012

PARABÉNS BELMONTE! CIDADE COMEMORA 119 ANOS!


 
Encravada no Sertão Central, São José do Belmonte, a lendária terra da Pedra do Reino festeja hoje 119 anos de Emancipação Politica. O dia 26 de junho já foi recebido com show da Banda Brucelose que começou a meia noite e entrou pela madrugada.
Ao longo do dia hoje, Alvorada com a Banda Marcial; Hasteamento das bandeira em frente ao Palácio Pedra do Reino (Prefeitura) e apresentação com a Banda Filarmônica São José.
À tarde, homenagens ao Centenário de Luiz Gonzaga com apresentações de Quadrilhas das Escolas Municipais, Projovem e Centro de Convivência ao Idoso.  À noite na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro, na Cacimba nova, será celebrada missa em ação de graças pelos 119 anos. Em seguida, na Praça Pires Ribeiro, shows com o sanfoneiro Valmir Maracanã e o cantor João de Elias com sua Banda. (Anchieta Santos)


História : A atual cidade de São José do Belmonte teve origem na Fazenda Maniçoba onde, em 1836, o seu proprietário, José Pires Ribeiro, mandou erguer uma capela a São José como pagamento de uma promessa para que uma epidemia de cólera morbus que atingiu o sertão não afetasse aquela propriedade. Assim, surgiu a povoação de Belmonte.
Tornou-se distrito a 24 de abril de 1873, a foi elevada à categoria de vila a 26 de junho de 1893 - data de criação do município, desmembrado do município de Vila Bela, hoje Serra Talhada. A 31 de dezembro de 1943, Belmonte teve o nome mudado para Maniçoba e, a 7 de dezembro de 1953 passou à denominação de São José do Belmonte.

Por Nill Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário