
A falta de chuvas no Nordeste levou governantes de onze estados da região a debater medidas emergenciais para socorrer os municípios em calamidade e situação de emergência, na última sexta-feira, no Conselho Deliberativo da Sudene.
Algumas medidas já começaram a sair do papel. Ontem (hoje), Pernambuco instalou o primeiro Comitê do Nordeste para o acompanhamento da seca, com a presença do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho.
Na próxima sexta-feira, o Estado inaugura mais uma unidade, desta vez o Comitê Água para Todos, com o objetivo de gerenciar todas as ações estruturadoras a serem executadas dentro do programa de mesmo nome.
Segundo o secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, a unidade pernambucana já definiu um calendário de atividades que beneficiarão 69 mil famílias. Serão destinados recursos da ordem de R$ 182 milhões, destes R$ 160 do Governo Federal, e o restante de contrapartida do Estado, para 122 municípios de Pernambuco, dos quais 56 localizados no Sertão e 66 no Agreste.
As ações emergenciais serão desenvolvidas simultaneamente. O programa terá duas frentes: a instalação de sistemas de abastecimento de água rural para 47 mil famílias e a construção de barragens no semiárido para 22 mil, totalizando 69 mil famílias estruturadas no campo.
Artigo do Blog de Magno Matins
Nenhum comentário:
Postar um comentário