A primeira reunião itinerante do Comitê Integrado de Combate à Estiagem na Região do Semiárido será realizada às 9h, do próximo sábado (05), no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), em Afogados da Ingazeira. A coordenação do Comitê é do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, que vai tratar com as 17 prefeituras que integram o Consórcio dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú) sobre a operacionalização das ações anunciadas pelos Governos Federal e Estadual para enfrentar os efeitos da estiagem. Estarão presentes os secretários executivos de Agricultura Familiar, Aldo Santos, e de Programa Especiais, José Patriota.
O comitê estadual terá a responsabilidade de coordenar e monitorar as ações emergenciais e estruturadoras de enfrentamento da estiagem, a exemplo da operação carro-pipa, a renegociação das dívidas dos produtores inadimplentes, orientações sobre as novas linhas de crédito emergenciais, além da concessão da Bolsa-Estiagem no valor de R$ 400 para os agricultores que não fizeram a adesão ao Programa Garantia-Safra. “Vamos envolver todos os segmentos interessados em colaborar para que os efeitos da estiagem sejam minimizados para a população afetada”, falou o secretário Ranilson Ramos.
Integrantes - Pernambuco foi o primeiro estado a instalar o Comitê Integrado de Combate à Estiagem na Região do Semiárido entre os nove estados da federação que deverão ter os seus comitês. A solenidade que anunciou os integrantes ocorreu na segunda-feira (30), no Palácio do Campo das Princesas, com as presenças do governador Eduardo Campos e do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. As reuniões de trabalho do grupo acontecerão todas as segundas-feiras, às 14h, na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no bairro do Bongi, no Recife.
O comitê é composto por 13 integrantes de dez pastas estaduais. Os trabalhos serão coordenados pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária. As outras secretarias envolvidas são: Recursos Hídricos e Energéticos, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Educação, Saúde, Defesa Social, Casa Militar, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo e Casa Civil.
Nill Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário