sábado, 21 de abril de 2012


O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, adiantou nesta manhã de sexta-feira (20), em Garanhuns, ações emergenciais que serão anunciadas pelo Governo do Estado, na próxima semana, para enfrentar a estiagem prolongada. Uma delas será a edição de uma medida provisória criando um fundo de aval, no valor de R$ 1,3 bilhão, para que produtores inadimplentes com os bancos - número estimado em 125 mil - possam comprar ração animal para alimentar os rebanhos das áreas que já estão sem pasto em decorrência da seca.
Ramos ainda tem esperança que os índices pluviométricos da região do Agreste melhorem, pois o ciclo de chuvas ainda tem 60 dias. Ao contrário, 56 municípios do Sertão produtores perderam até 100% das lavouras. “Passamos três dias reunidos com as equipes técnicas do IPA e da Adagro para discutir alternativas que atenuem essa situação”, salientou. 
A implantação de tecnologias para enfrentar a seca, a ampliação do abastecimento por carros-pipas, a recuperação e instalação de 1,4 mil poços estão entre as medidas que serão anunciadas na próxima semana. Ranilson Ramos também fez um apelo para que sejam comunicados aos escritórios municipais e regionais do IPA, propriedades que tenham poços perfurados, mas que não estão instalados. “É inadmissível que uma propriedade tenha um poço que não foi instalado enquanto os moradores estão sem água e os animais morrem de sede”, falou. 
A Audiência Pública reuniu representantes da Codecipe, do Exército – coordenação da operação carro-pipa -, deputados, prefeitos, representantes do MAPA, da Adagro, IPA, Associação dos Criadores de Pernambuco, secretários municipais de agricultura.

Nill Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário