Itapetim é o município com menor índice de chuvas registrado na área de abrangência da gerência Regional do Ipa de Afogados da Ingazeira, com registro de apenas 73 milímetros em todo o ano. Ingazeira (129 mm), Tuparetama (139 mm), Solidão (150,3 mm), Brejinho (150,5 mm) e Iguaracy (158,2 mm) também estão entre os município com menor registro na área durante 2012.
Mas o quadro é muito preocupante nas demais cidades : No time das cidades onde choveu menos de 200 milímetros, Flores (169,3 mm), Quixaba (173,7 mm), Tabira (181 mm), Carnaíba (193 mm) e São José do Egito (199,3 mm). Serra Talhada, Triunfo e Calumbi estão fora da estatística porque não fazem parte dessa regional. Mas Serra já decretou estado de emergência.

Em muitas áreas, falta pasto para os animais
Acima de 200 milímetros apenas Santa Terezinha, com 223,9 mm e Afogados da Ingazeira, com 288,6 milímetros.Mas nem nessas cidades a situação é menos preocupante. Segundo o Diretor Regional do Ipa, Moacir Rodrigues, as chuvas foram mal distribuídas. Afogados teve uma chuva de mais de 130 milímetros, mas choveu em uma parte da cidade e outra não.
Plano Emergencial : Em entrevista à Rádio Pajeú, o Presidente do Ipa, Júlio Zoé de Brito, anunciou um plano emergencial para a região afetada, que inclui perfuração de poços e construção de açudes e barragens. Para ele, é importante que os municípios da região, os prefeitos agilizem a decretação do Garantia Safra.
Nill Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário