terça-feira, 6 de março de 2012

Deputado Gonzaga Patriota lembra os 80 anos do voto feminino no Brasil


Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o deputado Gonzaga Patriota (PSB/PE) publicou artigo sobre os 80 de aprovação do voto feminino:
No Brasil, os direitos das mulheres ainda hoje não são totalmente reconhecidos em relação aos direitos dos homens. Para se ter uma ideia, somente em 1932, no governo Getúlio Vargas, isto é, há 80 anos, é que as mulheres brasileiras conquistaram o direito de votar.
Durante grande parte da história do país, as mulheres não tiveram participação na política, pois a elas eram negados os principais direitos como, por exemplo, votar e ser votadas. Nas eleições de 1933, a doutora Carlota Pereira de Queirós foi eleita, tornando-se a primeira mulher deputada federal brasileira.
Na época, esse direito foi obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar e ser votadas. No final do último século, as mulheres começaram a governar algumas das centenas de nações do planeta, a exemplo do Chile, Alemanha, Argentina e Brasil.
No primeiro dia de 2011, a nação brasileira acordou com uma grande expectativa. O país estava todo voltado para a primeira grande notícia do ano. As ruas da capital nacional estavam tomadas pela multidão que carregava em seu semblante a emoção de presenciar um momento ímpar na história do país: a posse da primeira presidente do Brasil, Dilma Rousseff.
Hoje o Brasil tem mais mulheres que homens. Elas ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho. E, para se ter uma ideia, já são responsáveis por um quarto dos domicílios brasileiros.
Parabéns às mulheres do meu Brasil e do mundo, neste 08 de março.”
GONZAGA PATRIOTA é Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista, pós-graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil. É Deputado desde 1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário