A Escola Pública de Trânsito do Detran-PE vai oferecer cursos, a partir de março, para pessoas que temem a direção e para mulheres que não sabem muito bem como funciona a mecânica de um carro. Todos os cursos são gratuitos e as aulas acontecem no período da manhã. As inscrições poderão ser realizadas nos sites do Detran ou da Escola Pública de Trânsito. A carga horária do curso, entre aulas práticas e teóricas, é de 20 horas.
Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta quarta-feira (29), a coordenadora de educação do Detran, Fernanda Cordeiro, contou mais detalhes sobre o programa. Ela informou que ainda há muitas pessoas que têm medo de enfrentar o trânsito. “É comum que condutores que tiram carteira de habilitação, já com maturidade, se sintam inseguros com o trânsito caótico. A pessoa tem que ter segurança, confiar no aprendizado que teve, tirar os carros nos dias de movimento, até saber que pode usar o veículo”, falou.
Em relação ao curso para as pessoas ficarem mais à vontade para dirigir, a coordenadora de educação lembra que ele vai além dos ensinamentos técnicos. “Vai ter a questão de ver as frenagens, os desvios, como economizar combustível, como dirigir com mais segurança, mas também a questão do trânsito humanizado. Tem que lembrar que não é só ele na rua, mas ele e os terceiros. Tem que ter preocupação com outros motoristas e pedestres”, comentou.
No curso de mecânica para as mulheres, o objetivo é dar um conhecimento básico para os motoristas. “Tudo é muito básico. A questão não e tornar as mulheres mecânicas, mas terem conhecimento necessário para saber que o carro está com problema no carburador, na válvula; para que elas possam entender; para elas irem à oficina e ter segurança para conversar com o mecânico sobre o que acontece”, disse Fernanda Cordeiro.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário