Estão ocorrendo desde a semana passada, por determinação do secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Ranilson Ramos, as ações do Programa Terra Pronta nos municípios dos sertões do Araripe, Vale do São Francisco, Pajeú e Central. Direcionados para os agricultores familiares os trabalhos contam com a coordenação das regionais do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).
Segundo a Secretaria de Agricultura, a aração das terras teve início pelos municípios onde a quantidade de chuvas oferece condições favoráveis para a plantação. Nos outros territórios as terras começarão a ser preparadas para o plantio conforme o regime de chuvas. O objetivo é permitir o maior desenvolvimento de lavouras nas áreas. As sementes começaram ser distribuídas pelo IPA no fim de janeiro, estendendo-se para os outros municípios sertanejos.
No município de Salgueiro e região muitos agricultores familiares não serão contemplados pelas ações do Programa Terra Pronta, porque não tomaram conhecimento com antecedência do projeto. Para ter suas terras aradas gratuitamente pelo Governo do Estado, os agricultores precisavam se cadastrar no IPA Regional do Sertão Central.

Nenhum comentário:
Postar um comentário