Durante o I Encontro de Secretários e Diretores Municipais de Cultura e Turismo do Sertão do Araripe, que se realizou ontem em Bodocó, um dos assuntos que dominaram a pauta foi como a região deve preparar-se para celebrar, no próximo ano, o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”.
Os secretários Geonaldes Elhermberg (Araripina), Iana Claudia (Bodocó) e Bibi Saraiva (Exu), acompanhados por assessores de suas secretarias, discutiram estratégias direcionadas para o fortalecimento da cultura e do turismo no Araripe, que abrange os municípios de Araripina, Bodocó, Exu, Ipubi, Granito, Ouricuri, Moreilândia, Trindade, Santa Filomena e Santa Cruz.
O evento teve a participação do diretor de Políticas Culturais da Secretaria de Turismo de Pernambuco, Carlos Carvalho, e do idealizador e coordenador do Projeto Cinema no Interior, Marcos Carvalho.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Bodocó, diversos assuntos constaram da pauta, tais como: o centenário de Luiz Gonzaga; a rota turística “Encostas da Chapada do Araripe”; a criação do Calendário Turístico Cultural do Araripe; capacitação de guias turísticos; investimentos na rede hoteleira, bares e restaurantes; Festival de Cinema e Vídeo do Sertão do Araripe; criação do Consórcio Intermunicipal de Cultura e Turismo do Araripe, investimentos na interiorização do Estado, dentre outros.
O assunto mais discutido, entretanto, foi o centenário de Luiz Gonzaga, que será realizado em dezembro de 2012 na cidade de Exu, onde ele nasceu. A necessidade de estruturar este evento foi muito ressaltada pelos participantes. “Nós estamos diante de um evento que não pertence a Exu, ao Araripe, a Pernambuco, ao Brasil, mas ao mundo”, disse Carlos Carvalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário