domingo, 19 de junho de 2011

Reeleição da Mesa na Assembleia: quem foi contra e a favor


 Atendendo a constantes solicitações dos leitores do blog, reproduzimos, aqui, resultado da votação na Assembleia Legislativa da prorrogação do mandato da Mesa. É parte da reprotagem de Ana Luíza Machado, no Diario de Pernambuco, mostrando como votaram e o que disseram alguns os parlamentares, integrantes da Comissão de Constituição e Justiça:
Contra a reeleição: Teresa Leitão (PT); Daniel Coelho (PV); Silvio Costa Filho (PTB); Antônio Moraes (PSDB)           
A favor da reeleição: Ricardo Costa(PTC), Waldemar Borges(PSB), Ângelo Ferreira(PSB), Sebastião OliveiraJr. (PR)
*Como houve empate, o presidente da Comissão de Constituição Legislação e Justiça, Raimundo Pimentel(PSB), precisou votar. Posicionou-se a favor da reeleição

Ricardo Costa: Como relator, fez a leitura e defendeu a constitucionalidade e aprovação da matéria

Teresa Leitão: Justificou seu voto contrário, alegando que a PEC fere os princípios da impessoalidade, razoabilidade e proporcionalidade. “A perpetuação do poder não cabe em uma República, por isso as eleições têm período. A materia é controversa e é um precedente muito grave”.

Daniel Coelho: Se posicionou contra a PEC e registrou o que chamou de “rolo compressor” do governo do estado para que a matéria fosse aprovada. “Alguém tem dúvida de que se houver uma conjuntura política que permita a reeleição dos atuais dirigentes eles não tentarão fazê-lo novamente?”

Waldemar Borges: Em seu pronunciamento não fez uma defesa da PEC, mas rebateu as declarações de Daniel Coelho, negando qualquer interferência do governo nesta questão.

Antônio Moraes: Se colocou contra a PEC e salientou que o processo foi mal conduzido na Casa. “Não somos contra A, B ou C. Somos contra o príncípio”

Sílvio Costa Filho: Foi contra, alegando coerência, já que há três anos os deputados decidiram unanimamente pelo fim da reeleição da mesa diretora. Ele estava no exercício do mandato.

Ângelo Ferreira: Se limitou a declarar a favor da PEC.

Sebastião Oliveira: Apesar de ter inicialmente declarado ser contra, votou a favor, mas não deu justificativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário