Comemora-se neste 23 de maio o centenário de nascimento de um dos mais influentes políticos do sertão pernambucano: Walfredo Paulino de Siqueira, ex-prefeito de São José do Egito (duas vezes), ex-deputado estadual (três vezes) e ex-presidente da Assembleia Legislativa, cargo que ocupou concomitantemente com a vice-governadoria do Estado porque o governador à época, Miguel Arraes, havia sido deposto pelos militares (1964) e o seu vice, Paulo Guerra, assumiu o governo em seu lugar.
A celebração do centenário de nascimento deste político que fez história no Pajeú - por sua capacidade de conquistar eleitores e sua irresistível vocação para o exercício do poder - ocorreu sábado passado, em sessão extraordinária da Câmara Municipal, a que compareceram todos os seus filhos, genros, noras, netos e bisnetos, além de seguidores políticos e ex-adversários, como o ex-deputado José Marcos de Lima, que também foi prefeito e presidiu a Alepe, e o ex-prefeito Antonio Viana Valadares.
Walfredo foi “chefe” político em sua terra numa época em que o município se dividia entre “pessedistas” e “udenistas”. E sendo um político de classe média conseguiu numa mesma eleição o que hoje seria impensável: eleger um genro (Francisco Perazzo) para a Assembleia Legislativa e outro (Josias Leite) para a Câmara Federal. Sabendo-se que um mandato de federal custa em média hoje em Pernambuco R$ 5 milhões, ele deu um de presente ao genro apenas com o seu prestígio pessoal.
DO BLOG DE INALDO SAMPAIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário