sábado, 14 de dezembro de 2013

Vereadores e Prefeitos do Pajéu discutem regionalização da Saúde com Secretário Antonio Figeuira



A COPAP – Comissão Parlamentar do Alto Pajeú, realizou uma as nove da manhã, no Plenário da Câmara de Vereadores. Na pauta, a implantação do Hospital Semi-Regional, antiga Clipsi II de São José do Egito.O Secretário Estadual de Saúde Antonio Figueira esteve presente no debate. Ele esteve acompanhado de Tereza Campos, Secretária Executiva da pasta.



Além dos vereadores de BREJINHO, ITAPETIM, S.J.EGITO,TUPARETAMA ,IGUARACY STª TEREZINHA, os prefeitos Romério Guimarães , Deva Pessoa , José Vanderlei, Delson Lustosa Zé Mario Cassiano e o anfitrião Arquimedes Machado confirmaram presença.

Ainda teve as presenças do presidente da COPAP Joel Gomes, Junior de Diogenes (Pres.Câm.Itapetim), Augusto Martins( Presidente Câmara de Afogados da Ingazeira), Junior de Mocinha (Presidente da Câmara de Carnaíba) , ex-.deputado Zé Marcos de Lima,(antigo dona da CLIPSIII) Adelmo Moura ( Ex- Prefeito de Itapetim), Secretários de Saúde de Itapetim Edilene Machado e de S.J.Egito Lala Siqueira,Gerente e a gestoral da X GERES Mary Delaney.



Foi debatidos os procedimentos a serem adotados para instalação da unidade, além de ônus e bônus para cada município. Na reunião um passo importante todos os prefeitos do alto Pajeú concordaram que a pactuação da Saúde passa para os municípios da Região pela reabertura da Unidade de Saúde, consolidaram o compromisso de juntos buscarem reabrir a CLIPSI II, que beneficiara pacientes dos quatro municípios – mais a cidade de Santa Terezinha (PE), o mais breve possível.



Ao final do encontro, ficou decidido que nessa segunda feira, na Secretaria de Educação de São Jose doe Egito, os gestores irão se reunir as 14 horas com a presença dos secretario de Saúde de cada cidade beneficiada.

Na pauta os valores para uma reabertura já no mês de março, com o financiamento de parte do governo estadual, algo em torno de 40% para o estado, o governo Federal arcar com 30% e os municípios ficarem com os 30% restantes. Esse Projeto será levado pela Secretária Executiva Tereza Campos ao Ministro Alexandre Padilha, até o final de dezembro em Brasilia.

De acordo com Zé Marcos, o edifício tem capacidade para acumular mais de 250 leitos e ampla infraestrutura de blocos cirúrgicos e de salas de UTI.

O prefeito egipciense anunciou a doação de duas salas completas de equipamentos pelo proprietário José Marcos e que no local funcionará o novo Hospital Maria Rafael de Siqueira. A Clipsi II foi adquirida pelo governo Eduardo Campos ao ex-deputado Jose Marcos de Lima por 4,5 milhões de reais.



A COPAP – Comissão Parlamentar do Alto Pajeú, realizou uma as nove da manhã, no Plenário da Câmara de Vereadores. Na pauta, a implantação do Hospital Semi-Regional, antiga Clipsi II de São José do Egito.



O Secretário Estadual de Saúde Antonio Figueira esteve presente no debate. Ele esteve acompanhado de Tereza Campos, Secretária Executiva da pasta.



Além dos vereadores de BREJINHO,ITAPETIM,S.J.EGITO,TUPARETAMA,IGUARACY,STª TEREZINHA, os prefeitos Romério Guimarães , Deva Pessoa , José Vanderlei, Delson Lustosa Zé Mario Cassiano e o anfitrião Arquimedes Machado confirmaram presença.

O presidente da COPAP Joel Gomes,Junior de Diogenes(Pres.Câm.Itapetim), Augusto Martins(Afogados).

O ex.deputado Ze Marcos,(antigo dona da CLIPSIII) Adelmo Moura, Secretários de Saúde de Itapetim,Edilene Machado e de S.J.Egito Lala Siqueira,Gerente Regional da X GERES Mary Delaney.





Foi debatidos os procedimentos a serem adotados para instalação da unidade, além de ônus e bônus para cada município.






Texto- Ronaldo Rocha e Marcelo Patriota
Fotos - Ronaldo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário